
Muitas vezes você vai ao dentista e ele precisa de um exame de diagnóstico para a sequência do seu tratamento. Ele pede um exame de raio-x e você fica com uma pulga atrás da orelha: “mas será que é seguro?”.
Por isso, hoje nós vamos tirar algumas dúvidas sobre o exame radiográfico odontológico. Uma ótima ferramenta utilizada para a saúde bucal e imprescindível para um tratamento efetivo e de qualidade.
O nome “raio-x” já nos remete a radioterapia que é utilizada no tratamento de pacientes com câncer. Contudo, não se trata da mesma coisa. A radiação de um exame radiográfico odontológico utiliza pequenas doses de raio-x que, embora acumulativas, não são fontes desencadeadoras de qualquer tipo de câncer por si só. Para ocorrência de câncer é necessária a exposição a doses altíssimas de radiação o que não ocorre na odontologia. As radiografias odontológicas são seguras. O risco de câncer por radiografias odontológicas é praticamente zero.
Infelizmente as pessoas confundem a radioatividade utilizada no tratamento radioterápico com os exames radiodiagnósticos que é o caso das empresas especializadas em radiologia odontológica. No nosso caso o diagnóstico por imagem utiliza uma radiação extremamente segura.