Tudo o que você precisa saber sobre Harmonização Orofacial
18 de agosto de 2017
Exames de raio-x odontológicos e segurança
27 de setembro de 2017
Exibir tudo

Cuidando da saúde bucal do seu filho

Cuidar da saúde bucal do seu filho é um presente para a vida toda. É o sorriso dele que você busca todos os dias e por isso alguns cuidados importantes não podem ficar de lado. Por isso, separamos algumas dicas para você educar e cuidar do seu filho.

Os primeiros dentes

Entre os 6 e 14 meses de vida seu filho vai começar a ter os dentinhos. Os primeiros costumam ser os frontais de baixo. Há alguns bebês que já nascem com um dentinho e nesse caso é muito importante consultar um odontopediatra para avaliar se está tudo bem, se ele tem raiz e se não existe nenhum tipo de alteração.

A primeira vez

Fique atento aos primeiros sinais de dentinhos no seu bebê. Isso porque enquanto ele não tem dentes, as bactérias que causam a cárie são engolidas, sem danos à saúde bucal. Porém, quando nasce o primeiro dente, elas encontram uma superfície para se apoiar e, assim, a cárie pode surgir. Por isso, uma higiene bucal contínua, com uma escova pequena, macia e adequada para a idade é o primeiro passo. A pasta deve ter flúor, mas o ideal é colocar uma quantidade bem pequena: uma porção do tamanho de um grão de arroz cru é suficiente para os bebês.

Ensine

Mesmo quando na infância você deve trocar a escova do seu filho a cada três meses mais ou menos.  Ensine-o a escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia após as principais refeições. Se ele comeu um doce em outro momento, também explique que ele deve escovar os dentes nesses casos.

Dê exemplo

Tão ou mais importante que ensinar seu filho é você dar o exemplo. Escove o dente ao lado dele, mostre como é importante para você todo o processo de escovação. Fale com ele de uma forma lúdica também sobre a higiene bucal tornando mais acessível o entendimento sobre os cuidados que ele deve ter para evitar as cáries. Há muitos livros e vídeos, até mesmo no Youtube, que dão ótimas dicas para as crianças.

Troca de dentes

Geralmente quando a criança chega aos cinco anos começa o processo de troca dos dentes de leite pelos permanentes. Se seu filho, contudo, está tendo dificuldade para que os dentes caiam, o ideal é ir a um odontopediatra.  Com cerca de 12 anos, quando terminam todas as trocas, a criança deve ter 28 dentes. Aí, falta aparecer apenas os cisos – que, em alguns casos, não nascem ou não existem. Caso venham a surgir, é só por volta dos 18 anos.

Uso de fio dental

O uso ou não do fio dental depende da proximidade entre os dentes: quando são bem grudadinhos, é melhor utilizar (um vez por dia é suficiente). Caso sejam afastados, não precisa passar.

Consultas com o dentista

O odontopediatra deve ser consultado quando nasce o primeiro dentinho do bebê. Na ocasião, o profissional irá orientar a família sobre escovação. Não há regra para o retorno das consultas – isso dependerá da saúde bucal de cada paciente. Por exemplo, para uma criança com boa escovação e sem cáries, uma visita a cada seis meses ao dentista é suficiente. Se ela tiver cáries ou outras demandas, precisará voltar com mais frequência, de acordo com cada caso.

 

 

Vidal Odontologia
Vidal Odontologia
Visamos a excelência dentro da nossa profissão. Qualidade no atendimento e principalmente nos procedimentos realizados. Sendo assim, sempre trabalhamos com materiais e marcas conhecidas e idôneas do mercado. Além disso, por alicerçarmos nossa conduta numa Odontologia baseada em evidências, somente utilizamos produtos e técnicas que tenham respaldo através de reconhecida comprovação científica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *